ENTRE NAS REDES SOCIAIS

política

Ieda Chaves destina R$ 100 mil para fortalecer potencialidades da cadeia produtiva do mel

Recurso fortalece a atuação da Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia.

Publicado à

-

Com o propósito de contribuir com o impulsionamento da apicultura em Porto Velho, a deputada Ieda Chaves (União Brasil) destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil à Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama). A cerimônia de formalização ocorreu no último sábado (11), no Café Quixadá, durante o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental.

A verba possibilitou a aquisição de equipamentos apícolas, sendo 400 caixas de apicultura Langstrooth, compostas por ninhos, melgueira e quadros, que já atendem neste primeiro momento 113 apicultores em Rondônia. “É uma atividade que eu vejo um resultado imediato, tanto na vida das pessoas, como girando a economia. Além disso, o mel é um produto que traz saúde também à nossa população”, justificou Ieda Chaves.

Segundo dados da Prefeitura de Porto Velho, a produção de mel registrou, em 2023, mais de 30 toneladas. O crescimento se dá com a implantação do programa Mel do Porto em 2019, via Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), com distribuição de caixas para criação, capacitação técnica e apoio à comercialização.

Advertisement

“A atividade atua de forma responsável e contributiva à sociedade e ao Poder Público, a exemplo do resgate e remoção de enxames e destinação adequada de forma que evita a ocorrência e concretização de crimes de crime com o extermínio irregular e ilegal de agentes polinizadores em nossa região”, contribuiu o presidente da Apama, Carlos Pascoal Dobre, ao lembrar que “o setor também absorve e desenvolve mão de obra familiar e atividades potencializadas por mulheres, no manejo e auxílios necessários nos apiários”.

Serviço

Advertisement

Para conhecer melhor o trabalho, pode-se entrar em contato pelo telefone (69) 99291-6098.

Texto: Etiene Gonçalves I Assessoria parlamentar

Advertisement
image_print

Mais Lidas