Edson Antônio Sápiras, de 53 anos, chegou em Rondônia em 1976. Atuou na área do comércio e, atualmente, é um dos maiores produtores de tambaqui no Brasil. “Agradeço aos meus pais, que desbravaram Rondônia e são meus exemplos. Produzimos peixe com sabor, qualidade e sustentabilidade. Estamos conquistando o Brasil e o mundo. Quem bebe água do Rio Jamari não vai embora”, evidenciou.
Rosildo Lopes Dourado, de 51 anos, nasceu em Ariquemes. O pai trabalhou como soldado da borracha. Atuou por 16 anos no Serviço de Inspeção Federal. Depois disso, se tornou sócio de uma empresa do ramo de ferragens, onde trabalha há 14 anos. “Quando meus pais chegaram, ainda não existia Ariquemes. Quero agradecer à minha família, à minha esposa, por sempre estar me dando força e coragem. Sou filho de Ariquemes”, declarou.
Sebastião Silvério da Silva, de 60 anos, conhecido como Tião Jiboia, trabalha, desde a década de 1980, com compra de gado em Ariquemes. Atua em rodeios, desenvolve trabalhos sociais para a Igreja Católica, bem como para o Hospital do Amor. “É batalhar e olhar para frente. Venci graças à minha mãe, à minha família. Somos uma família que chegou em Ariquemes e ‘plantou’ nosso pé, e aqui a gente pretende ficar”, destacou.
Waldyr Nascimento Fernandes Filho, de 65 anos, chegou em Ariquemes em 1979, com os pais e os irmãos. Em 1980, a família adquiriu uma empresa, que se tornou referência em obras de terraplanagem, construção e aluguel de máquinas na região. “Quando começaram as construções em Ariquemes, a gente carregava pedra e areia na pá. Construímos uma história longa, com ajuda da família, amigos e muitos colaboradores que passaram pela empresa”, disse.
Os empresários Bruno Vargas de Freitas Cruz Leite, Victor Frederico Cruz Leite e Aldevan Gomes Ribeiro também deveriam receber votos de louvor durante a sessão solene, porém não puderam estar presentes. Também não pôde comparecer para receber o título honorífico de cidadão honorário do estado de Rondônia, Renato Sebastião Ingracia.
Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Fotos: Antônio Lucas I Secom ALE/RO