Deputada visitou ministérios em Brasília, solicitando mais investimentos em todo estado.
Por AssessoriaNesta semana a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) cumpriu agenda em Brasília. Percorreu os ministérios do governo Lula com objetivo de aprimorar políticas públicas e sociais em Rondônia. Uma das boas notícias dessa viagem veio para Ji-Paraná: a União vai ceder uma área de terra para à prefeitura, onde estão mais de 1.5 mil agricultores familiares, no entorno do Aeroporto.
"Esse é um litígio que dura mais de 40 anos. Até então, tudo estava travado. E agora o governo federal demonstrou mais interesse em resolver essa situação e ceder às terras para prefeitura de Ji-Paraná que irá fazer a regularização fundiária e garantir direitos sociais para esses trabalhadores que ocupam esse local", disse a deputada.
Reivindicações
No Ministério de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a deputada propôs investimentos financeiros no valor de R$ 16 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Já no Ministério das Relações Institucionais e das Cidades sugeriu mais iniciativas do programa Minha Casa Minha Vida para cidades com mais de 100 mil habitantes e onde houver déficit de moradias populares.
Outros pedidos importantes foram para a cidade de Ji-Paraná. A deputada foi ao Ministério da Saúde solicitar a construção de uma maternidade na cidade, um Hospital Materno Infantil e um Hospital Regional de Alta e Média Complexidade que possa atender cerca de 20 municípios rondonienses da região Central. A parlamentar reivindicou mais creches para Ji-Paraná. E a construção de novas unidades do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), para localidades como Machadinho do Oeste.
Sobre infraestrutura urbana, Cláudia de Jesus solicitou manutenção da ciclofaixa do anel viário de Ji-Paraná e construção do acesso na BR 364 no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. A parlamentar esteve ainda em instituições como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria Nacional de Aviação (SAC), Secretaria de Gestão do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Texto: Francisco Costa / Assessoria parlamentar.
Foto: Divulgação