As investigações tiveram início após a subtração de R$ 221.950,00 de uma agência da Caixa Econômica Federal em Porto Velho/RO, em novembro de 2023.
Por PCRONesta sexta-feira (1/11), a Polícia Civil de Rondônia, em atuação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RO), deflagrou a Operação Bank, com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida em furtos a agências bancárias.
As investigações tiveram início após a subtração de R$ 221.950,00 de uma agência da Caixa Econômica Federal em Porto Velho/RO, em novembro de 2023. Com o apoio das equipes da FICCO, identificou-se o uso de ferramentas de arrombamento e um padrão criminoso que se repetiu em outros furtos na região. Nove suspeitos foram identificados, sendo que parte do grupo chegou a ser presa em flagrante.
Os responsáveis pelas agências não identificaram as invasões inicialmente, permitindo que o grupo atuasse de forma contínua entre os dias 17 e 20 de novembro de 2023, até que o sistema de segurança registrou a ação e acionou medidas de contenção.
A 3ª Vara Federal Criminal de Rondônia autorizou a execução de dez mandados de busca e apreensão, com a participação de 29 policiais das forças integradas. Os investigados poderão responder por organização criminosa e furto qualificado, com penas que podem alcançar 15 anos de prisão.
A FICCO/RO é composta pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), reforçando a colaboração entre as forças para o combate ao crime organizado em Rondônia.