Faccionado foi apontado como mentor intelectual e usou um viciado para executar as ações
Por AssessoriaDesde o início da recente onda de ataques promovidos por facções criminosas, o Governo de Rondônia tem mobilizado uma verdadeira força-tarefa para restabelecer a segurança e garantir a paz da população. Ações integradas entre a Polícia Civil, Politec, a Polícia Militar e órgãos federais têm mostrado resultados expressivos tanto na capital quanto no interior do estado.
Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil deflagrou a Operação Mão de Ferro, que resultou na prisão de quatro pessoas, além de sete mandados de busca e apreensão em Mirante da Serra, Nova União e Ouro Preto do Oeste.
De acordo com a investigação, um dos líderes do grupo criminoso foi o responsável pela organização dos ataques, que incluíram o incêndio de um ônibus e de um caminhão. Segundo a Polícia, o executor foi um usuário de drogas que recebeu como pagamento dez porções de entorpecentes.
A operação contou com o apoio de diversas delegacias especializadas, reafirmando o compromisso da Polícia Civil em atuar com rigor e eficiência para desarticular organizações criminosas e garantir a manutenção da ordem pública.
Outras importantes ações foram realizadas ao longo da semana em todo o Estado. No Bairro Orgulho do Madeira, em Porto Velho, quatro foragidos da Justiça foram capturados. Em Nova Mamoré, três suspeitos portando coqueteis molotov foram presos, evitando possíveis novos ataques. Já em Guajará-Mirim, dois homens que planejavam incendiar a prefeitura foram detidos antes que pudessem agir.
Essas iniciativas fazem parte de uma estratégia coordenada, com ênfase na inteligência policial e na resposta rápida às ameaças. Para fortalecer o aparato de segurança, o governador Marcos Rocha solicitou ao Ministério da Justiça o envio da Força Nacional de Segurança Pública, medida que foi prontamente atendida em menos de 24 horas.
O vice-governador, Sérgio Gonçalves, reforçou o compromisso do Governo de Rondônia em não recuar diante das investidas criminosas. O Governo de Rondônia segue empenhado em restabelecer a tranquilidade em todas as regiões, reafirmando que nenhuma ação criminosa ficará impune. As investigações continuam em curso, e novas operações estão sendo planejadas para combater o crime organizado de forma efetiva e permanente.
As medida, coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança,Defesa e Cidadania (Sesdec), contam com a atuação integrada da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PRF), Polícia Técnico-Científica (Politec), além da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e do Ministério Público de Rondônia (MPRO), demonstrando a eficiência da união entre as instituições no combate aos ataques praticados por facções criminosas.