O projeto convocou 234 voluntários na Capital e 164 que irão atuar nas unidades hospitalares estaduais no interior
Por Daiane BritoA recepção oficial dos novos integrantes do projeto Voluntariar foi promovida pelo governo de Rondônia no Teatro Guaporé, em Porto Velho, na terça-feira (1º). O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), proporcionou o primeiro contato entre os voluntários e a equipe de saúde, com discussões sobre o funcionamento do sistema de saúde estadual, além da apresentação dos direitos, deveres, normas de segurança no trabalho e responsabilidades dos envolvidos.
O projeto convocou 234 voluntários na Capital e 164 que irão atuar nas unidades hospitalares estaduais no interior por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. A carga horária será de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, conforme a conveniência e necessidade de cada unidade de saúde.
O secretário de Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a relevância do trabalho voluntário para o fortalecimento do sistema público de saúde. “O trabalho desenvolvido pela Sesau é vital para a nossa sociedade. Aqui salvamos vidas, e isso requer compromisso e dedicação. Contar com o apoio e o esforço de todos os voluntários certamente trará grandes benefícios aos usuários do Sistema Único de Saúde.”
O serviço voluntário no estado de Rondônia foi instituído pela Lei Nº 1.390/2004 e deve ser exercido de forma espontânea, sem vínculo empregatício com a Administração Pública. Os voluntários recebem uma compensação de R$ 68,00 por dia trabalhado para cobrir despesas com transporte e alimentação.
ÁREAS DE ABRANGÊNCIA
Foram convocados profissionais das seguintes áreas:
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Márcia Fialho
Secom - Governo de Rondônia