Para lançamento das campanhas foi realizada uma blitz educativa, em Porto Velho
Por João MunizCom foco na segurança do trânsito e proteção à vida, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, na quarta-feira (11), o lançamento das campanhas “Vai de Boa” e “Álcool x Direção”, em Porto Velho. As atividades fazem parte do plano de trabalho da Escola Pública de Trânsito(EPTran) e partem da temática de garantir um trânsito seguro nas vias do estado.
VAI DE BOA
A campanha objetiva alertar os motoristas sobre a importância de conduzir veículos dentro da velocidade permitida na via. Dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito do Detran-RO (Corenaest) apontam que, em 2023, mais de 12 mil sinistros com vítimas foram registrados no estado, tendo como fator preponderante, o excesso de velocidade. A campanha educativa é uma ferramenta no combate ao aumento desses números. Segundo o diretor da Escola Pública de Trânsito, Welton Roney, esse trabalho é indispensável para salvar vidas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho iniciado é fundamental para alcançar esse resultado. “O governo investe em campanhas educativas e vai continuar nesta temática, pois nosso objetivo é proteger vidas.”
ÁLCOOL X DIREÇÃO
Também com foco na defesa da vida, a campanha “Álcool x Direção” busca conscientizar os condutores sobre a relevância de conduzir veículos sem fazer o uso de bebidas alcoólicas. Os dados do Corenaest apontam que mais de 700 sinistros ocorreram em 2023, devido à ingestão de álcool. Especialistas afirmam que, o uso do álcool diminui a visibilidade, atinge a capacidade de compreensão, entre outros fatores. De forma secundária, esses efeitos são responsáveis por provocar sinistros, que em muitos casos, podem tirar a vida de quem não tem relação com essa imprudência.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, explicou sobre a importância das iniciativas, enfatizando o trabalho do Departamento. “A proposta das campanhas é a educação no trânsito, porque acreditamos que somente a educação traz mudança de comportamento no trânsito e segurança para população. Os dados estatísticos do Detran apontam como maior causa de sinistro; a falha humana, por isso queremos que condutores avaliem suas posturas frente à direção, tomando as medidas de segurança necessárias, com o intuito de evitar os sinistros.”
Fonte
Texto: João Muniz
Fotos: Geovani Berno
Secom - Governo de Rondônia