Cursos profissionalizante ampliam as chances de sucesso no mercado de trabalho
Por João AlbuquerqueCom o objetivo de ofertar qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios rondonienses, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) lançou, nesta semana, mais um cronograma de cursos remotos. As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (9), por meio do link disponibilizado no site da instituição: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-remotos-inscricoes-ate-9-9/.
Estão sendo oferecidos cursos nas áreas de gestão e negócios, conhecimentos que além de preparar o aluno para ocupar postos de trabalho servem de incentivo para quem tem planos de empreender. A idade mínima para participar é 15 anos, enquanto a escolaridade exigida é o ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Os alunos receberão certificado mediante a participação em todas as atividades e avaliações.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ensino online está sendo um importante meio para ampliar a qualificação da mão de obra no estado, considerando que existem muitas localidades que ainda têm difícil acesso à formação profissional. “Além de cursos online, o governo promove capacitações por meio de escolas móveis, porque a meta da gestão estadual é capacitar o cidadão em todas as regiões de Rondônia”, ressaltou.
EDUCAÇÃO HUMANIZADA
Os cursos remotos do Idep estão se tornando o primeiro passo para muitos alunos na caminhada rumo ao sucesso profissional. Ana Priscylla Brito Rios, 28 anos, moradora do Bairro Aeroclube em Porto Velho, faz atualmente o Curso Técnico em Administração e decidiu aprofundar os estudos na área administrativa depois de estudar remotamente.
A estudante lembrou que depois da experiência do ensino online, fez também, numa instituição de ensino superior, o curso Tecnólogo em Recursos Humanos no formato hibrido, ou seja, ensino à distância e aulas presenciais. “Fiz os cursos remotos de Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, E-commerce e Relações Interpessoais no Idep, Como tenho dois filhos, um de quatro anos e outros de dez, fazer cursos remotos é mais prático para atualizar meu currículo na área que escolhi para atuar”, destacou.
A presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira observa que, uma das vantagens dos cursos remotos ofertados pela instituição está na forma humanizada como é realizada a construção do saber. “As aulas acontecem com o professor e o aluno em tempo real, trocando experiências, tendo aulas dinâmicas e participativas, seguindo a mesma dinâmica do ensino presencial, o que facilita o aprendizado”, ressaltou.
CURSOS OFERTADOS
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia