Quando a pessoa procura o serviço do Plantão Social, ela é atendida imediatamente por um profissional, que presta atendimento inicial, momento em que preenche uma ficha cadastral e após, passa por atendimento em sala individualizada por um técnico Assistente Social. Desse atendimento, pode originar vários encaminhamentos que irão ser direcionados para a rede municipal, sendo que a maioria dos atendimentos resulta em acolhimento institucional.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Dentre as atividades desenvolvidas pelo serviço de Plantão Social do Creas, estão o atendimento e acompanhamento social, atendimentos emergenciais, orientação familiar e promoção de estratégias de acesso à moradia, ao trabalho, à saúde, à educação, entre outros encaminhamentos. Além dessas ações primordiais desenvolvidas, as maiores demandas de atendimento são de: abuso sexual, conflitos familiares, maus-tratos, óbitos (entrando aqui o auxílio-funeral), população em situação de rua, em trânsito e refugiados, avaliação de risco social e casos de violência doméstica.
DOCUMENTOS
O único serviço que necessita de exigência de documentação, é para auxílio-funeral. Pessoas em situação de vulnerabilidade social, para acessar o benefício funeral, precisam atender alguns requisitos:
– Apresentar documento de identidade (RG) e CPF;
– Ser inscrito no CadÚnico;
– Apresentar comprovante de residência;
– Ser residente no município de Porto Velho.
Para os outros benefícios, não é necessário apresentar nenhum documento, basta só a pessoa se dirigir ao Creas.
ATENDIMENTO
O Plantão Social funciona na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na rua Geraldo Ferreira, nº 2166, bairro Agenor de Carvalho. Para mais informações ou solicitação do serviço, o telefone de contato é (69) 984735966. O Plantão está disponível 24h, de segunda a sexta-feira, com técnicos presenciais. No período noturno e finais de semana, os técnicos permanecem atentos e prontos para serem acionados, caso haja necessidade.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Ana Flávia Venâncio/
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)