Assessoria de Comunicação Institucional
Tribunal de Justiça e Emeron fazem parte da Ecoliga de Rondônia, que reúne órgãos e esforços pelo desenvolvimento de políticas sustentáveis
Por Assessoria de Comunicação InstitucionalO Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) celebram o reconhecimento do Seminário da Ecoliga como o primeiro evento "Lixo Zero" do estado. Este reconhecimento é resultado de um esforço conjunto da Ecoliga de Rondônia, uma rede de cooperação que reúne diversas instituições públicas com o objetivo de implementar e integrar programas e ações sustentáveis.
A certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Esse selo é único emitido pelo Instituto Lixo Zero e atesta que o evento cumpriu todas as regras e metodologias para alcançar o reconhecimento. Para isso foi necessário passar por uma auditoria.
A Ecoliga de Rondônia inclui, além do TJRO e da Emeron, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e no Acre (MPT-RO/AC) e a Procuradoria da República em Rondônia (MPF-RO). O reconhecimento é resultado do esforço coletivo das instituições envolvidas.
Durante os três dias de evento, de 19 a 21 de junho de 2024, 152 pessoas se credenciaram para participar das discussões sobre mudanças climáticas extremas, suas consequências no bioma amazônico e possíveis soluções que as instituições e a sociedade podem implementar.
Organização
O seminário foi estruturado em torno de várias ações atendendo aos princípios “Lixo Zero". Foram instalados conjuntos de coletores em locais estratégicos para facilitar a separação dos resíduos em quatro frações: recicláveis, rejeitos, restos de comida e orgânicos compostáveis. Além disso, avisos sobre a separação de resíduos foram realizados pelos cerimonialistas e pela organização do evento.
Outras medidas incluíram o alinhamento com fornecedores para a redução de resíduos, a escolha de materiais sustentáveis e a implementação de práticas de compostagem no local do evento. Sobras orgânicas foram enviadas para compostagem e depois em forma de adubo servirão como nutrientes para o solo e na produção de alimentos. Durante o evento já foram sorteados alguns alimentos que são produzidos no local. Isso demonstra a viabilidade da prática da compostagem em ambientes públicos. E o material reciclável foi entregue à Cooperativa de Catadores(as) Catanorte.
“Essas práticas como, da organização da estrutura, da Redução, Reuso, Reciclagem e Compostagem, além da sensibilização realizada com fornecedores e público participante mostram como simples mudanças podem fazer uma grande diferença.”
O presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, destacou a importância da iniciativa: “Este reconhecimento é um marco para o Tribunal de Justiça de Rondônia e reflete nosso compromisso com a sustentabilidade. Através da Ecoliga, estamos construindo um futuro mais verde e responsável.”
O diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, comentou sobre a participação da escola, que tem um papel fundamental na disseminação de conhecimento e práticas sustentáveis. “A Escola da Magistratura está imbuída na sustentabilidade, com gestos simples visando, um primeiro momento mudar a cultura e num segundo momento mudar nosso ambiente e nosso modo de viver”
Para o conselheiro Wilber Coimbra, presidente do TCE-RO, “este reconhecimento é um marco para o TJRO e reflete nosso compromisso com a sustentabilidade. através da Ecoliga, estamos construindo um futuro mais verde e responsável.” O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Daniel Lagos, também comemorou a conquista. Durante o Seminário da Ecoliga, o presidente da Corte Eleitoral afirmou que para o TRE é "muito importante que estejamos empenhados na efetiva implantação do consumo consciente, não só no âmbito das instituições públicas, mas também no seio da sociedade".
Assessoria de Comunicação Institucional